Cotidiano

BNDES lança edital para contratar estudos para concessões em saneamento básico

RIO – O BNDES lançou nesta quinta-feira os editais de licitação para contratar os serviços técnicos para estruturação de projetos de concessão de serviços de saneamento básico à iniciativa privada na área de saneamento básico nos estados de Pernambuco, Alagoas, Amapá, Maranhão, Pará e Sergipe. O banco já avisou que vai contratar estudos para concessionárias do setor de outros cinco estados: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Acre e Santa Catarina.

Nesta quarta-feira, o banco informou ter iniciado também o processo de pré-qualificação de consórcios interessados em participar dos editais para contratar os estudos técnicos para concessão à iniciativa privada de serviços de saneamento básico de mais três estados. Estão na lista a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan). Elas integram o processo de pré-qualificação divulgado na última semana, quando saiu o aviso de licitação para contratação de estudos técnicos para as companhias de saneamento da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Nessa nova etapa, o prazo para que os grupos interessados enviem pedidos para pré-qualificação vai até o dia 8 de março. Os consórcios já aprovados pelo banco na primeira etapa estão credenciados a participar de todos os editais para contratar estudos de viabilidade para projetos de concessão em saneamento. A lista dos grupos homologados pelo banco saiu também nesta quarta-feira. São eles os consórcios Bain/Conen/Lacaz, APP Saneamento, AEE, CH2M/GO/AAA, Brasil Saneamento, Accenture/Engecorps/MP, Promon/Encibra/Madrona/Pezco, EY/Felsberg/Muzzy/Ema, KPMG/Sondotécnica/Dalpozzo, Saneamento Brasil, SEAV, Serenco/Proserenco/PCE/DBA, Sanear Brasil, Universalizar Saneamento, Acqua, Fator/Concremat/VG&P, DMHF, JNS/Infra/Aidar, BNDES Saneamento (PwC/Loeser e Portela/Egis) e Sanear.

Todos os listados já estão habilitados para participar das licitações para contratar estudos referentes às companhias estaduais de Pernambuco (Compesa), Pará (Cosanpa), Maranhão (Caema), Amapá (Caesa), Sergipe (Deso) e Alagoas (Casal).