Cotidiano

Biblioteca Pública Municipal doa livros à Três Barras do Paraná

 

 

 Nesta última sexta-feira (26) a Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos doou 350 livros  dos mais variados títulos à Biblioteca Cidadã de Três Barras do Paraná. Os livros doados foram entregues 

pessoalmente  pela Coordenadora da Biblioteca Pública Municipal, Terezinha Braga e pelo Diretor de Cultura da Secesp, Ricardo Bulgarelli  ao Vice-prefeito de Três Barras do Paraná, sr. Waldir Todescatto e ao Diretor de Legislação, sr. Paulo de Oliveira Junior.

Dependendo da procura de um determinado título, é comum termos vários exemplares para atender à demanda, porém se um livro não tem muita saída, apenas 3 ou 4 exemplares são suficientes nas estantes, o excede é doado.

Também doamos livros com data mais antiga dos que já possuímos, ou seja, títulos de edições mais novas substituem os de edição mais antiga e estes também são colocados para doação.

Como funciona a doação?

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos adotou em 2017 uma política de doações que não permite o recebimento de livros didáticos, apostilas, enciclopédias, dicionários e atlas. Também são descartados livros rasgados, rasurados, com páginas faltando, mofados ou ainda obsoletos. Todo material que é de interesse da Biblioteca fica conosco após seleção, porém o material repetido ou mais antigo, comparado ao que já temos no acervo, pode ser doado a outras instituições.

Quem pode receber estes livros?

Qualquer biblioteca ou instituição que deseja ter uma sala de leitura pode entrar em contato no 3902-1370 ou 3902-4123  e explicar quais são suas principais necessidades informacionais, para que durante a seleção, se priorize estas áreas. De acordo com as necessidades do solicitante, faremos a separação adequada dos livros a serem doados.

Segundo a Bibliotecária Denise Farias, a Biblioteca Pública Municipal, a cada dia aumenta seu acervo e conclui: "Hoje em dia precisamos lidar com a falta de espaço físico para este crescimento, portanto precisamos crescer de forma planejada. Aceitar tudo que recebemos não é mais uma opção viável. Além do mais, não existe a necessidade de termos no acervo 10 ou 15 exemplares do mesmo título se ele não tem procura. Nesse caso, nosso principal objetivo é crescer de forma adequada e com o foco nas necessidades informacionais de nossos usuários."

Livros de vários títulos que se repetem no acervo, são substituídos ou não atendem às necessidades da Biblioteca são disponibilizados em uma mesa no rol de entrada da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos, em frente ao guarda-volumes. Os livros que ali estão, podem ser levados por qualquer pessoa.

A Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos está na Rua Paraná, 2786 no Centro e abre de segunda à sexta das 8h às 19h. Mais informações: 3902-1370 ou 3902-4123