Cotidiano

Beto pede desapropriação de áreas a assentamentos

O tema interessa em especial as comunidades do Oeste e Sudoeste do Paraná, onde estão alguns dos principais conflitos agrários do Estado

Quedas – O governador Beto Richa recebeu ontem o novo presidente Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Leonardo Góes Silva, e pediu urgência na desapropriação de áreas para a criação de novos assentamentos no Paraná. O pedido foi feito durante reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba. O tema interessa em especial as comunidades do Oeste e Sudoeste do Paraná, onde estão alguns dos principais conflitos agrários do Estado. Quedas do Iguaçu tem atualmente uma das maiores ocupações do MST do País.

Beto Richa relatou a situação sensível do Paraná e destacou que o governo estadual tem intensificado o diálogo com os movimentos da reforma agrária para garantir a paz no campo. “É preciso que o Incra trate com urgência a desapropriação de terrenos para regularização desses assentamentos. Temos que, juntos, encontrar um caminho para resolver os conflitos garantindo o respeito e os direitos de quem mora nesses assentamentos”, afirmou.

Ele destacou a boa parceria que tem com o Incra e afirmou que no Paraná existem vários proprietários de terras interessados em vender suas áreas para criação dos assentamentos. “Essa é a alternativa viável para resolver a questão. Além disso, o Estado tem dado atenção especial para a agricultura familiar e garantido aos assentamentos acesso à cultura, à educação e à saúde”.

Leonardo Góes Silva afirmou que o Incra tratará com prioridade a obtenção de áreas para a regularização dos assentamentos no Paraná. “Entendemos a complexidade da situação no Estado e queremos encontrar uma solução para, de forma pacifica, levar terra para quem não tem. É preciso avançar nas questões agrárias”, disse Leonardo.