Variedades

Benefícios da atividade física após os 40 anos

Nessa idade, o risco de mortalidade são reduzidos em até 35% com a prática dos exercícios

Benefícios da atividade física após os 40 anos

É de conhecimento geral que a prática de atividade física é benéfica em todas as etapas da vida. Mas o fato é que muitas pessoas que já passaram dos 40 anos de idade acreditam que já é tarde para começar a exercitar-se. Estão enganados.

Isso porque um recente estudo publicado na revista científica Jama revelou que pessoas que iniciam o exercício do corpo na meia idade têm o risco de mortalidade reduzido nos mesmos níveis que pessoas que se exercitam desde a adolescência, de 32% a 35%. Além disso, até mesmo quem começa uma vida ativa em exercícios após os 60 anos ganha muito em termos de massa muscular, equilíbrio e diminuição da perda de cognição.

Outro ponto de atenção extremamente benéfico aos iniciantes durante esta idade é a manutenção de laços sociais, isto é, a prática abre espaço para novas amizades, novas paixões e maior expectativa de vida.

A metodologia do estudo

O estudo da revista Jama foi realizado com 315.059 pessoas. Quem já faz exercícios desde a adolescência apresentou redução de mortalidade de 29% a 36%. Já quem começou a se exercitar após os 40, teve redução de mortalidade de 32% a 35%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, de forma geral, 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).

Dicas para começar a prática de atividade física hoje

  • Procure um local adequado para praticar as atividades: academia, academia ao ar livre, parques, praças e outros.
  • Inicie levemente, ou seja, procure uma atividade que não exija alto preparo físico de imediato.
  • Encontre atividades realizadas por pessoas do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.
  • Equipe-se com todos os itens necessários para a prática segura da atividade escolhida: squeeze, protetor solar, boné, roupas leves ou antitranspirantes, toalha e um bom tênis (modelos como o adidas NMD r1 podem ser especialmente confortáveis para diversas modalidades).
  • E, por último, visite um profissional para exames prévios, avaliação física e, também, converse com um personal trainer que ajude a monitorar esforços e resultados.

Conteúdo publicitário.