Cotidiano

Beleza ofuscada por lixo

O lixo que é descartado em muitas ruas de Cascavel tem como destino o principal cartão postal da cidade. Devidos às chuvas, plásticos, latas e entulhos são levados aos bueiros e, consequentemente, se acumulam às margens do Lago Municipal de Cascavel.

Próximo à ponte, na entrada pela Rua Jacarezinho, é possível ver o desrespeito da população com o meio ambiente e já houve períodos em que a situação era ainda pior do que a registrada na tarde de ontem.

Os animais que têm esse local como o habitat precisam conviver na natureza em meio ao lixo e o cenário desse espaço público tão frequentado fica comprometido. A contenção instalada em nascente no zoológico municipal conseguiu amenizar somente parte do problema.

Mudança de hábito

O secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté, diz que a limpeza está na programação de serviços de hoje, mas que o mais importante é a mudança de comportamento da população.

“As pessoas jogam lixo nas ruas, que descem pelas bocas de lobos, culminando dentro do lago. O que falta é educação ambiental por parte daqueles que descartam esses materiais nas ruas. Só teremos mudança por meio da conscientização da população”, ressalta.