Cotidiano

BC pode olhar efeitos secundários de nova política de preços da Petrobras

SÃO PAULO – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, afirmou nesta quarta-feira que a nova política de preços de combustíveis da Petrobras é positiva para a economia brasileira e ?parece? que a visão de observar apenas os efeitos secundários dessas mudanças será uma saída.

? Aquela ideia de um núcleo, de querer olhar apenas para efeitos secundários dessas mudanças, parece que estamos entrando num ambiente com essas características ? afirmou o diretor durante evento em São Paulo.

? Mas obviamente ainda é recente essa mudança e ainda é preciso acumular um pouco mais de evidências para poder ter uma conclusão mais confiável ? acrescentou.

Segundo ele, ainda é preciso entender mais a dinâmica da economia e da inflação diante da nova política de preços da Petrobras.

? Se você espera que os aumentos e as reduções tenham um componente temporário, não necessariamente vai ficar reajustando os preços ? defendeu ele. ? Então parece que talvez estejamos caminhando para uma situação em que esse setor passe a se comportar como em outras economias, onde os preços dos combustíveis já flutua com mais frequência, mais natural.