Cotidiano

BC decide reduzir taxa básica de juros para 13,75%

BRASÍLIA – O Banco Central decidiu cortar os juros básicos de 14% ao ano para 13,75% ao ano. Foi a segunda vez seguida que o Comitê de Política Monetária (Copom) optou por uma redução de apenas 0,25 ponto percentual da taxa Selic. A decisão já era esperada por quase a totalidade do mercado financeiro. info-Taxa de juros x inflação

Apesar de não contar com uma agressividade maior da diretoria do Banco Central, os analistas começam a elevar o tom das críticas. Os dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE só incentivaram a defesa do corte de juros mais urgente para tentar reativar a economia. O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) encolheu 0,8% no terceiro trimestre na comparação com os três meses anteriores. Foi o sétimo trimestre seguido de queda na atividade econômica. No resultado acumulado em 12 meses, a retração é de 4,4%.

Assim que o número foi divulgados, os economistas começaram a rever as expectativas. O Bradesco, por exemplo, derrubou a perspectiva de crescimento no ano que vem de 1% para 0,3%.

Com a economia ladeira abaixo, a inflação perde força. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou 2015 em 10,67%, está em 7,87% nos últimos 12 meses. A projeção do mercado financeiro é que o IPCA fique em 6,72% neste ano: um pouco acima do limite superior da meta, de 6,5%.

No entanto, o argumento dos economistas é que a inflação está praticamente ancorada para o ano que vem. O objetivo é chegar em 4,5%. A estimativa oficial do BC já estava em 4,4% antes da divulgação dos números mais recentes que mostram a atividade no chão. Já a previsão do mercado ainda está acima da meta: 4,93%.