Cotidiano

Bárbara Paes assume o comando de ?A arte do encontro?

Em cartaz com a peça ?Gata em teto de zinco quente?, que será apresentada em Brasília neste fim de semana, Bárbara Paz viu no trabalho uma forma de enfrentar o luto. Morto em julho deste ano, aos 70 anos, o cineasta argentino Hector Babenco deixou a atriz, com quem era casado, incumbida de outras duas empreitadas profissionais: a realização de um documentário e a organização de um livro de poesias inéditas do diretor.

? Tive muitas perdas na vida. Perdi pai, mãe, mas nunca havia perdido um amor, uma amizade tão grande. Acho que o luto só vai acabar quando esse filme estiver pronto. É um documentário muito pessoal, e o Hector me convenceu que só eu poderia fazê-lo. Desta forma, ainda estou com ele: fico ouvindo sua voz e vendo as imagens que captei para o filme ? conta a atriz.

Coprodução da GloboNews/Globo Filmes, o documentário ?Corredor polonês? ganhou outro contorno com a morte do cineasta. Bárbara também vai reunir depoimentos de profissionais que trabalharam com Babenco. O realizador, aliás, concedeu o que talvez tenha sido sua última entrevista para a atriz no ?A arte do encontro?, do Canal Brasil.

? Hector já não estava bem de saúde quando gravamos. É dolorido. Não sabíamos que ele iria partir tão rápido. Logo no começo, li um conto que escrevi quando o conheci e ele tomou um susto. Me perguntou se era sempre íntimo daquele jeito ? diz a atriz, que gravou todas as 12 edições do programa em uma semana.

Exibido todas as quartas, às 21h30m, ?A arte do encontro? atualmente é apresentado por Tony Ramos. Na edição do dia 19, Bárbara será a convidada. A partir do dia 26, ela assume a atração. Além de Babenco, entrevistará outras 11 personalidades, como Chico César, Drauzio Varella, Anna Muylaert e Nuno Ramos.

Longe das novelas desde ?A regra do jogo?, encerrada em março, Bárbara não seguiu uma pauta na atração:

? O programa será diferente comigo, irá mais para um lado poético. Não sou entrevistadora e não faço entrevista formal. Será o registro dos encontros. O Arnaldo Antunes, por exemplo, eu não conhecia.

Ela diz ter ficado completamente à vontade na função:

? Será uma forma de o público me conhecer também.