Cotidiano

Banho cronometrado cria embaraços na Campus Party, em SP

campus.jpgSÃO PAULO – Acampados há quatro dias, os participantes da Campus Party dormem, como em todas as edições, num galpão com milhares de barracas. Mas algo mudou esse ano no reino da tecnologia: um temporizador nos chuveiros limita o banho dos participantes a sete minutos. Resultado: poucos sabiam do novo sistema e foram surpreendidos com o fim repentino da ducha. Links Campus Party
? Você fica lá parado, esperando o tempo passar, o shampoo escorrendo na cabeça ? conta Ulisses Maffazioli, 23, estudante de engenharia da computação.
O sistema foi instalado para que nenhum dos participantes abuse do tempo de banho. Ao entrar no box, os campuseiros apertam o timer que dá início ao banho de sete minutos. Ao final do período, o banheiro desliga sozinho e só pode ser ligado novamente em três minutos.
? Acho que alguém tinha acabado de sair, entrei e já começou a apitar. Aí fiquei esperando os três minutos, olhando a luzinha acender. Peguei o banho de outra pessoa ? conta Fernanda Ferreira.
Gustavo Dias também não sabia sobre o timer. Entrou, preparou seus trajes e produtos, pendurou a toalha, ligou o chuveiro e ficou esperando alguma gota cair, em vão. Estava nos três minutos entre um banho e outro, mas não sabia e saiu à procura de outro chuveiro.
Marcos Abreu, estudante da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, conseguiu perceber que o sistema era um temporizador no primeiro banho.
? Quando eu entrei, vi que estava conectado ao chuveiro e pensei que isso deve fazer alguma coisa, mas não sabia o quê ? diz.
Deixou passar o apito de um minuto, mas percebeu os outros.
? Quando começou a apitar, eu falei: “Ah, isso aí é tempo. Certeza que é tempo” e aí acelerei o banho ? contou.
A medida, no entanto, é apoiada pelos campuseiras, que sugeriram apenas LEDs ou um display que mostre o tempo restante de banho.
? Mas é bom, estou com vontade até de comprar para minha casa ? ri Marcos.