Cotidiano

Banco Central prevê inflação abaixo da meta em 2017

56111390_EC Rio de Janeiro RJ 11-04-2016 - Pessoas fazem compras no mercado Prezunic em Botafogo.jpg

BRASÍLIA – A previsão para a inflação no ano que vem caiu e ficou abaixo da meta do governo. Segundo o relatório de inflação, a expectativa do Banco Central para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado oficialmente no sistema de metas, passou de 4,7% para 4,4%. Isso abre caminho para a autoridade monetária começar a cortar os juros.

O BC divulgou nesta terça-feira o relatório trimestral de inflação. Esse é o primeiro relatório de inflação do BC divulgado após a troca de comando da instituição depois que a presidente Dilma Rousseff foi afastada do poder. A autarquia reformulou toda a sua comunicação para deixar mais claro o caminho que deve seguir na política de juros para controlar os preços.

Desde que assumiu, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, manteve, entretanto, o compromisso de entregar a inflação na meta no ano que vem. O objetivo estabelecido pelo governo é de um IPCA de 4,5% em 2017.

O antecessor Alexandre Tombini já tinha descartado levar a inflação para a meta neste ano. A escolha foi não sacrificar ainda mais a já debilitada economia com uma carga de juros ainda maior para cumprir o objetivo depois que as expectativas foram desancoradas pelo descontrole das contas públicas.

(Aguarde mais informações)