Cotidiano

Balneário de Santa Helena recebe ação de inclusão

Santa Helena – Veranistas da prainha do lago de Itaipu, em Santa Helena, na Costa Oeste do Estado, terão novidades a partir deste fim de semana. Começa a funcionar no sábado no local o projeto Praia Acessível, que possibilita que pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção se banhem. O balneário também será a primeira parada nesta temporada de verão do Ônibus Lilás, unidade móvel de atenção à violência contra as mulheres.

As duas atividades integram o Verão Paraná 2017/2018 e seguem até o Carnaval. Este é o primeiro ano em que as duas ações chegam até a região Oeste, em Santa Helena, que conta com pouco mais de 25 mil habitantes e recebe milhares de turistas no verão para visitar a praia artificial do Lago de Itaipu.

O Praia Acessível, desenvolvido em parceria com a Sanepar e a Copel, consiste em cadeira anfíbia e equipe treinada para levar até a água, com conforto e segurança, quem tem dificuldade para andar. Além de Santa Helena, o serviço está disponível em oito balneários do Litoral, diariamente das 9h às 19h.

As cadeiras têm rodas especiais e capacidade para até 120 quilos, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável, o que permite ao usuário entrar no mar a uma profundidade segura. Equipes monitoram a atividade de lazer, garantindo a segurança de quem usa a cadeira e tranquilidade ao acompanhante.