Cotidiano

Baleia jubarte é encontrada morta em mar de Arraial do Cabo

13483292_980856985366990_1068170919529719562_o.jpgUma baleia jubarte foi encontrada morta, enrolada numa rede, na manhã de ontem, em Arraial do Cabo. O animal estava em mar aberto, na região da Praia Grande, próximo ao bairro de Monte Alto.

O empresário Gustavo Assad, sócio de uma empresa de mergulho da cidade, foi uma das pessoas que avistaram a baleia:

? Tinham duas redes de espera na Praia Grande. Eu não consegui perceber se tinham identificação, o que é obrigatório. O animal ficou nelas, que não tinham vigia. Por isso, não deu para abrir e a baleia morreu afogada. Pelo que ouvi de alguns pescadores, os responsáveis, quando viram que ela estava morta, usaram um barco para a rebocar. Tiraram da Praia Grande, um lugar mais movimentado, e levaram para a região de Monte Alto, para evitar o flagrante ? diz ele.

Assad diz que, até setembro, as baleias passam pela região de Arraial do Cabo, em direção às águas mais quentes do Nordeste.

? Aonteontem mesmo eu estava surfando e assistindo às baleias pulando, dando um show aqui. Agora, isso ? diz ele.

IMG-20160619-WA0000.jpgEle afirma também que as praias e os mares da cidade estão abandonados e que, semanalmente, vê animais mortos por causa da pesca.

? Vemos tartarugas mortas, arraias, sempre por causa da pesca. O problema é que não há fiscalização alguma ? diz ele.

Há cinco dias, Assad fotografou uma arraia morta, presa numa rede abandonada na Ilha do Farol, na Anseada do Anequim. Já há cerca de um mês, ele encontrou um grupo de cinco tartarugas mortas na Praia Grande.

? Há também os meros, que, apesar de serem protegidos por lei, são abatidos com frequência aqui em Arraial ? conta.

IMG-20160619-WA0001.jpgO GLOBO entrou em contato com o ICMBio, órgão responsável pela fiscalização da pesca na região. A coordenadora regional da instituição, Andréa da Nóbrega Ribeiro, informou que ainda não sabia da notícia e que está apurando o fato:

? A pesca não é proibida na região. É regulada. Tudo depende do tamanho da rede utilizada. Mas, se conseguiu prender uma baleia, posso adiantar que, provavelmente, tem alguma coisa errada ?diz ela.

A reportagem entrou em contato também com a Capitania dos Portos de Cabo Frio, responsável por Arraial do Cabo. O funcionário que estava no local, um segurança, afirmou que, por ser domingo, não há ninguém no escritório para comentar o incidente.