Cotidiano

Azul volta a operar voos comerciais em Toledo a partir de 20 de dezembro

Aeroporto Municipal de Toledo, Luiz Dalcanale Filho

Azul volta a operar voos comerciais em Toledo a partir de 20 de dezembro

Toledo – A retomada dos voos comerciais no Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo foi confirmada pelo prefeito Beto Lunitti (MDB), na tarde de ontem (19), em vídeo divulgado nas redes sociais. As operações estavam suspensas desde 23 de março de 2020, por conta da pandemia da covid-19. Agora, após 19 meses, a Azul informa que retornará a operar no município a partir do dia 20 de dezembro.

De acordo com Lunitti, as passagens já estão disponíveis no site da Azul Linhas Aéreas. A primeira opção é do dia 20 de dezembro, data marcada para a retomada. De acordo com o prefeito, inicialmente serão três voos por semana, segunda, quarta e sexta-feira. A partir de março de 2022 serão voos diários entre Toledo e Campinas, com exceção dos sábados. A rota retomada contará com aeronaves do modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 passageiros.

O prefeito Beto comemorou a retomada das operações da companhia aérea em Toledo. “Que bom que estamos voltando com essa ferramenta de desenvolvimento que são os voos três vezes por semana e em março diários pela Azul. A região oeste ganha com isso porque Campinas é um hub de aviação para o Brasil”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Diego Bonaldo ressalta a importância do retorno das operações na região oeste do Paraná. “É importante para o desenvolvimento da cidade, o desenvolvimento regional ter esse voo para Campinas, que permite ter uma conexão muito maior de voos para outras regiões e outros países.”

 

Aprovação da ANAC

Um dos empecilhos que estava “atrasando” a retomada dos voos em Toledo era porque a companhia estava solicitando uma série de investimentos no aeroporto para que pudesse tornar a operação mais segura.

Em julho, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou o estudo aeronáutico encaminhado pelo Aeroporto de Toledo para realizar pousos por meio de instrumentos (IFR) em condições meteorológicas de voo por instrumento (IMC) de aeronaves ATR-72, a mesma utilizada pela Azul Linhas Aéreas.

Até então, só era possível realizar a aterrissagem quando o piloto conseguia contato visual com a pista.

 

Novas linhas

Além de Toledo, a Azul anunciou a retomada dos voos de outras linhas no Paraná, Ponta Grossa, Pato Branco e Guarapuava. Além disso, a empresa também anunciou a criação de 11 novas linhas em 2022.

As onze cidades que passam a integrar a malha da companhia aérea são Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana, todas com aviões Cessna da sub-regional Azul Conecta, além de Umuarama, com aviões ATR.

Com o anúncio, os novos voos se somam a outros cinco municípios já realizados pela empresa: Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Maringá – totalizando vinte cidades contempladas, um recorde da companhia. O plano da empresa é fortalecer sua malha em. (Redação – Mateus Barbieri)

Crédito: Prefeitura de Toledo

PR será o maior destino da Azul em todo o Brasil

Curitiba – O Paraná será o Estado brasileiro com maior número de destinos cobertos pela Azul a partir de 2022. Onze cidades terão novas linhas operadas pela companhia e outras quatro terão suas operações retomadas após terem sido paralisadas durante a pandemia. O anúncio foi realizado ontem (19) em um encontro de representantes da companhia com o governador Ratinho Junior, em Campinas (SP), na universidade corporativa da empresa, a Uniazul.

“As novas linhas são um salto na logística e na infraestrutura do Paraná. Com melhores condições de deslocamento, mais empresários terão interesse em abrir negócios no nosso Estado, gerando mais emprego e renda para os paranaenses. A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, investir além das rodovias. Estamos construindo o maior programa de aviação regional do País, conectando cidades de médio porte a qualquer canto do mundo e a Azul é parceira nessa iniciativa”, disse o governador.

As cidades que voltam a receber voos da companhia são Ponta Grossa (Campos Gerais), Toledo (Oeste), Pato Branco (Sudoeste) e Guarapuava (Centro-Sul). As linhas serão reativadas em dezembro com voos nas segundas, quartas e sextas. As passagens serão comercializadas a partir desta terça em todos os canais oficiais da empresa.

Marcelo Bento Ribeiro, diretor de relações institucionais da Azul, destacou que a empresa ansiava por retomar as operações interrompidas, bem como a expansão no Paraná. “Apresentamos ao Estado nossa intenção de ampliar os destinos, principalmente com a nossa empresa sub-regional Azul Conecta, ao longo de 2022. Se concretizado, este plano deixará o Estado extremamente conectado, reforçará a vocação regional da Azul e consolidará Curitiba como um importante centro de conexões”, afirmou.