Cotidiano

Auxílio emergencial: Caixa bloqueia milhares de contas por suspeita de fraudes

Os correntistas não serão penalizados por terem sido hackeados

Rio de Janeiro – O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou nessa terça-feira que milhares de contas poupança digital do banco, movimentadas pelo Caixa Tem e usadas para o crédito do auxílio emergencial, foram bloqueadas por suspeita de fraude.

“Com a implementação rápida que tivemos que fazer para distribuir o auxílio lá no começo, sobraram algumas brechas de segurança. Em maio, em uma janela de dez dias, hackers acessaram milhares de contas. Identificamos todas e já corrigimos os problemas, mas pessoas honestas tiveram suas contas bloqueadas porque tivemos que salvar o dinheiro público”, disse Guimarães em entrevista do portal InfoMoney.

Apesar do problema, o executivo explicou que os correntistas não serão penalizados por terem sido hackeados. “Para ter acesso à conta basta ir a uma agência com um documento em mãos e comprovar que a pessoa inscrita para receber o auxílio é realmente você e o dinheiro será liberado”.

Guimarães afirmou que a brecha da fraude se deu no início do cadastramento do Auxílio Emergencial. “Temos as provas de que a maioria foi utilizadas por hackers. Mas algumas são pessoas honestas que foram penalizadas”, admitiu.

A Caixa informou que o aplicativo Caixa Tem “possui múltiplos mecanismos integrados de segurança, mantendo-se inviolável e seguro”, e recomendou que os beneficiários utilizem apenas aplicativos oficiais da Caixa e não compartilhem informações pessoais.

Segundo o presidente do banco, várias pessoas que estavam empregadas e não deveriam estar na base de dados do programa foram bloqueadas. Esse problema aconteceu principalmente no primeiro lote de aprovados em abril, que englobou cerca de 31 milhões de brasileiros – fora os pagamentos para os mais 19 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família.

Segundo Pedro Guimarães, 109 milhões de cadastros do auxílio emergencial já foram processados, sendo que 65,2 milhões de pessoas receberam algum benefício e em torno de 43 milhões tiveram seus pedidos negados. Até ontem, o valor total distribuído pelo auxílio emergencial já havia somado R$ 121 bilhões.