Cotidiano

Autoridades envenenam mais de mil cachorros de rua no Paquistão

KARACHI, Paquistão ? Mais de mil cachorros de rua foram envenenados por funcionários da prefeitura de Karachi, no Paquistão. A medida veio após uma onde de críticas e denúncias de que os cães haviam mordido mulheres e crianças. No total, 1.050 animais foram sacrificados na primeira fase da operação, que ainda prevê matar outros 2 mil cachorros.

Rehan Hashmi, presidente da jurisdição municipal, disse que a cidade não tem recursos para resolver o problema dos cães, depois que muitas pessoas pressionaram por uma solução às mordidas dos animais.

? Se houvesse algum outro recurso ou opção, eu ficaria encantado em fazê-lo ? disse Hashmi.

No Paquistão, o tema dos direitos dos animais não está muito presente no debate público. Mas, de pouco a pouco, surgem grupos de veterinários e ativistas que buscam encontrar um equilíbrio para conciliar a vida dos cães e os medos da população. Há muitas pessoas que consideram os cachorros seres impuros, com base em crenças religiosas.

Algumas estatísticas estimam que em Karachi poderia haver até 35 mil cães de ruas. A cada ano, surgem cerca de 15 miil denúncias de ataques contra seres humanos, segundo Isma Gheewala, do Centro de Atenção aos Animais.