Cotidiano

Autor de guerra às drogas, presidente filipino vê sobrinho de conselheiro na prisão por tráfico

64767031_Philippine President Rodrigo Duterte speaks while talking to police officers who are under.jpgMANILA – O sobrinho de um dos membros da cúpula do presidente filipino, Rodrigo Duterte, foi pego vendendo drogas em uma operação policial, segundo divulgou nesta sexta-feira a agência antinarcóticos do país.

John Paul Dureza, o sobrinho do conselheiro político e negociador de paz de Duterte, Jesus Dureza, foi pego vendendo 15 gramas de metanfetamina do tipo “shabu” a um inspetor da Agência Filipina de Controle de Drogas (PDEA) na cidade de Davao, na quinta-feira.

Jesus Dureza, um amigo de infância de Duterte que lidera as negociações de paz com rebeldes comunistas, afirmou que se sente envergonhado pelo ocorrido e pediu que a PDEA não favoreça aqueles que tenham conexões com o governo.

? Eu peço que as autoridades apliquem a lei sem medo ou favorecimentos.

Segundo o chefe regional da agência, Adzar Albani, o sobrinho de Dureza será indiciado por posse de drogas e de armas, e está há muito tempo no radar dos agentes.

A prisão de John aconteceu semanas depois de um escândalo que levou Duterte a suspender operações policiais antidrogas, após ser descoberto o envolvimento de agentes no sequestro e assassinato de um empresário sul-coreano, dentro dos quartéis da polícia.

Agora, é a PDEA que está liderando a sangrenta campanha antidrogas iniciada por Duterte em julho de 2016. Estima-se que, desde então, mais de 7 mil pessoas tenham sido assassinadas em operações.