Cotidiano

Atletas venezuelanos retornam com alimentos e remédios do Rio

maduro.jpgCARACAS ? No retorno dos Jogos Olímpicos no Rio, a maioria dos atletas venezuelanos levou dentro de suas malas medicamentos, alimentos e até desodorante ante a escassez no país, de acordo com a agência Reuters.

O velejador José Gutiérrez disse ter aproveitado a ?oportunidade para levar para casa as coisas que necessitam?. E a jogadora de vôlei Norisbeth Agudo contou ter comprado cosméticos no Brasil.

A ?geração de ouro? da Venezuela, como batizou Hugo Chávez, ganhou uma medalha de prata, duas de bronze e a 65ª posição no ranking de medalhas.

Após a Olimpíada, Maduro prometeu casas para os 87 atletas como parte do projeto Plano Sou Jovem, além do aumento de bolsas para esportistas de alto rendimento. Ele também anunciou novamente a criação do Centro Nacional de Alto Rendimento e a ?massificação? do esporte.

? Sintam o amor de um país inteiro. Não baixem a guarda um segundo ? afirmou o presidente, ao receber os atletas.

A oposição criticou o show de Maduro e o uso político dos atletas. O chavismo conta com a fidelidade de vários esportistas, incluindo do ex-campeão olímpico de esgrima em Londres, Rubén Limardo, que geralmente aparece em atos políticos de Maduro.

Mas também há atletas críticos ao governo, como a ciclista Daniela Larreal, que não esteve na competição do Rio depois de participar de cinco jogos. Sua críticas foram reproduzidas pela mídia local.

? Este governo tenta ocultar, por detrás dos atletas, todos os recursos que estão roubando ? criticou Daniela, que fugiu para os Estados Unidos depois de acusar o oficialismo de utilizar o esporte para fuga de capitais e tráfico de drogas.

Outros atletas também revelaram as dificuldades para treinar e até mesmo viajar, como o nadador Erwin Maldonado, que vendeu seu carro para pagar o treinamento.