Cotidiano

Ativistas iniciam série de protestos contra Trump em Washington

WASHINGTON ? Ativistas prometeram neste sábado defender conquistas no direito ao voto e na justiça criminal durante o mandato do próximo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e deram início a uma série de protestos na capital americana durante a semana que antecede a posse do magnata republicano. Sob chuva, cerca de 2 mil manifestantes realizaram um ato próximo ao memorial de Martin Luther King Jr, marcado por discursos de defesa dos direitos das minorias e do Obamacare, o programa de saúde implementado pelo atual presidente, Barack Obama, que Trump prometeu reverter.

O reverendo Al Sharpton, organizador do comício, afirmou que a bancada democrata no Congresso precisa receber uma mensagem simples: ?Sejam firmes?.

? Marchamos mesmo sob chuva porque queremos que o país entenda que será necessário mais que uma eleição para reverter tudo o que foi conquistado com muita luta ? afirmou.

As promessas de campanha de Trump ? que envolvem a construção de um muro na fronteira com o México e a restrição de imigrantes muçulmanos ? e suas escolhas para o Gabinete presidencial, como a indicação do senador do Alabama Jeff Sessions para o cargo de procurador-geral, aumentaram temores de que a chegada do magnata à Presidência enfraqueça direitos de minorias e reformas no sistema criminal.

? Marcharemos até que o inferno congele, e quando isso acontecer, marcharemos no gelo ? afirmou Cornell William Brooks, presidente e executivo-chefe da Associação Nacional para o Avanço de Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês).

O comício reuniu parentes de cidadãos negros mortos pela polícia, o grupo hispânico La Raza, ativistas de grupos LGBTQ e organizações como a National Urban League e a Planned Parenthood. Ao todo, cerca de 30 grupos, quase todos contrários a Trump, obtiveram permissão para protestar antes, durante e depois da posse de Trump. A polícia da capital e o Serviço Secreto deslocaram 3 mil agentes extras e terão o reforço de 5 mil soldados da Guarda Nacional na segurança do evento.

Para o próximo sábado, um dia após a posse, está agendada a Marcha das Mulheres, que, de acordo com os organizadores, deverá reunir até 200 mil pessoas.