Cotidiano

Atividades radicais, hotel e spa na mina de sal Wieliczka, na Polônia

underground-breathing-chamber-with-salt-lake-14-HR.jpgCapelas esculpidas em sal, esculturas, lagos salinos subterrâneos e até uma igreja. Tudo isso pode ser encontrado na visita à mina de sal Wieliczka, que data do século XIII e é patrimônio cultural e natural da Unesco. O local é uma das cinco atrações mais populares e visitadas da Polônia e fica nos arredores de Cracóvia, a cerca de 300 quilômetros ao sul da capital Varsóvia.

Considerada uma ?cidade histórica subterrânea?, a mina recebeu, em 2016, o número recorde de 1,5 milhão de visitantes. E não é para menos: são 2.300 câmaras, distribuídas pelos nove níveis do local, interligados por 250 quilômetros de túneis, que foram sendo construídos ao longo dos séculos.

Em sua história, a mina já recebeu visitas ilustres, de Copérnico, no século XV, ao ex-presidente americano Bill Clinton, em 1994. Na Segunda Guerra, foi utilizada para armazenamento de armas do Exército da Alemanha.

Capelas, grutas e ar puro

Desde que se tornou patrimônio mundial, em 1978, tem servido ao turismo. Com a extração de sal desativada em 1996, os mineiros ainda estão presentes como responsáveis pela manutenção dos impressionantes monumentos naturais e dos que foram construídos pelo Homem, que formam a atração.

Das formações naturais, as Grutas de Cristal chamam atenção pela beleza, a cor branca e os contornos. A uma profundidade que varia de 64m a 135m abaixo do solo, ali são realizadas atividades radicais, como voos de balão e bungee jumping.

E num dos países mais católicos do mundo, a presença da Igreja não ficaria mesmo de fora. Dentro da mina há capelas, como de Santa Cunegunda da Polônia, padroeira do país e canonizada por João Paulo II, também polonês, e que tem uma estátua em sua homenagem no local.

Nos corredores, outras estátuas estão espalhadas, sendo a mais popular a de Nicolau Copérnico. Também é possível se hospedar nos dois hotéis que ficam dentro da mina, mas é necessário fazer reserva com antecedência, já que cada um tem capacidade para apenas 28 pessoas.

Além dos hotéis, há um spa com diversos procedimentos relaxantes e de beleza. E até um hospital garante tratamento para doenças do sistema respiratório pelo ar puro e salinizado da mina.

O ingresso da Wieliczka custa PLN$ 84 (? 20). Outras informações estão no site wieliczka-saltmine.com.