Cotidiano

Atentado suicida deixa 28 mortos em mesquita no Paquistão

PAKISTAN-UNREST-NORTHWEST-G8M2TNRJI.1.jpgISLAMABAD – Ao menos 28 pessoas morreram em uma zona tribal do Noroeste do Paquistão depois que um terrorista suicida detonou explosivos diante de uma mesquita durante a oração de sexta-feira, informaram autoridades locais. O atentado foi registrado em Butmaina, no distrito tribal de Mohmand, uma zona fronteiriça com o Afeganistão onde o exército combate os talibãs.

? O suicida detonou seus explosivos em meio à oração semanal, matando ao menos 20 fiéis e ferindo outros 30 ? indicou inicialmente um funcionário de alto escalão das autoridades tribais, Naveed Akbar.

Entre as vítimas fatais, há ao menos quatro crianças, segundo um balanço das autoridades.

O atentado não foi reivindicado até o momento, mas os talibãs paquistaneses costumam atacar lugares pouco protegidos, como tribunais, escolas ou locais de culto.

? Quando cheguei ao local, vi que havia muito sangue, restos humanos por todos os lados e gente que gritava ? disse à AFP uma testemunha que ajudou a resgatar os feridos.

O ataque foi condenado pelo primeiro-ministro, Nawaz Sharif, em um comunicado de seu gabinete, no qual afirma que “os covardes atentados dos terroristas não curvarão a determinação do governo em eliminar o terrorismo”.

O exército lançou em junho de 2014 uma operação para desmantelar as bases da miríade de grupos islamitas armados que operam nas zonas tribais, alimentando uma insurreição que custou a vida de milhares de civis desde 2004.

Desde então, a segurança melhorou no país. Os atentados, menos frequentes, continuam sendo sangrentos: um atentado suicida contra cristãos deixou 75 mortos no fim de semana de Páscoa em Lahore (centro), e outro contra advogados matou 73 pessoas em 8 de agosto em Quetta (sudoeste).

Estes dois atentados foram reivindicados por uma facção dos talibãs paquistaneses, Jamaat-ul-Ahrar (JuA).