Cotidiano

Atentado contra embaixada chinesa no Quirguistão deixa ao menos três feridos

KYRGYZSTAN-BLAST_CHINABISHKEK ? Um carro conduzido por um suicida colidiu contra os portões da embaixada chinesa em Bishkek, capital do Quirguistão, nesta terça-feira, matando o agressor e ferindo pelo menos três outras pessoas, disseram as autoridades.

Um porta-voz do Ministério do Interior do Quirguistão afirmou que o carro explodiu dentro do complexo e citou o vice-primeiro-ministro, Janysh Razako, que descreveu a detonação como um ato terrorista.

A polícia isolou o edifício e a área adjacente, e o serviço estatal de segurança GKNB disse estar investigando o ataque a bomba, ocorrido por volta das 10h locais.

A China repudiou a agressão e exortou as autoridades do país a ?investigar rapidamente e determinar a situação real por trás do incidente?.

? A China está profundamente chocada com isto e condena fortemente esse ato violento e extremo ? disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, em Pequim.

Três funcionários da embaixada sofreram ferimentos leves e foram levados ao hospital, mas nenhuma organização assumiu a autoria da ação ainda, afirmou Hua.

A agência estatal de notícias chinesa Xinhua relatou que cinco pessoas ficaram feridas: dois seguranças e três cidadãos quirguizes que trabalham na representação.

As autoridades do Quirguistão, uma ex-república soviética majoritariamente muçulmana de 6 milhões de habitantes, detém rotineiramente supostos militantes islâmicos que acusam de ter laços com o Estado Islâmico, grupo que realiza muitos recrutamentos na Ásia Central.

Há quem acredite ainda que um grupo militante anti-China composto de membros da etnia uigur ? um povo de maioria muçulmana que vive em maior parte na região chinesa de Xinjiang ? também esteja ativo na Ásia Central, embora especialistas de segurança o tenham questionado.