Cotidiano

Atenção diferenciada

O PSF (Programa de Saúde da Família), que é uma estratégia desenvolvida pelo Governo Federal desde1994, visa à aproximação da população dos serviços de saúde com atenção diferenciada, e dentro dele há a realização de visitas domiciliares tanto dos ACSs (Agentes Comunitários de Saúde), que são as mais comuns, como dos técnicos em enfermagem, enfermeiros, equipe odontológica e médicos.

Em Cascavel, cinco unidades de saúde foram contempladas recentemente com a chegada de um Fiat Mobi, os veículos representam um investimento de aproximadamente R$ 39 mil por carro. Nos postos aproximam e facilitam o contato das equipes com os moradores da localidade. Acamados, gestantes, acidentados são apenas alguns dos grupos atendidos pelos servidores.

“Os profissionais da nossa unidade atendem a quem solicita no próprio posto, nesse caso ele será avaliado para constatação da necessidade. Também há casos que o Paid [Programa de Atenção e Internamento Domiciliar], ou os próprios hospitais recomendam a visita por parte de enfermeiros e médicos para um acompanhamento. Troca de curativos é o mais comum, os técnicos fazem isso”, disse a coordenadora da USF (Unidade de Saúde da Família) do Santo Onofre, Marisa Alves Sousa, que recebeu o veículo há um mês.

Auxílio de veículo

O carro na USF Santo Onofre ajudou no Dia “D” de vacinação contra a gripe no começo do mês. “Nós atendemos os acamados e idosos que não podem vir até o posto tomar a dose”, contou a ACS, Marcia Aparecida Kalinoski. O veículo ainda dá apoio à ida dos agentes a casa dos pacientes.

“Temos áreas muito distantes da unidade, e o agente que possuir a portaria pode ir visitar com o carro, o veículo é patrimônio da unidade para uso de todos os profissionais”, informou a coordenadora.

Nesta unidade são atendidos uma média de 30 a 50 pacientes em casa por profissionais de nível médio (técnicos de saúde bucal e técnicos de enfermagem) e superior (assistente social, dentista, enfermeiros e médicos), além das visitas regulares dos agentes para acompanhamento familiar.

Atendidos

Conforme a agente de saúde Marcia Kalinoski, os pacientes elogiam o atendimento. “A gente que sempre esta na casa deles acompanhando, vemos a felicidade que ficam quando o médico, dentista, enfermeiro chegam a casa deles junto com nós. É muito mais prático, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção” diz.