Cotidiano

Ataque à comunidade indígena deixa um morto e seis feridos no MS

SÃO PAULO? Um indígena de 26 anos foi morto e outros seis ficaram feridos, entre eles uma criança de 12 anos, num ataque à comunidade do tekohá Tey Jusu, no município de Caarapó, na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O ataque, com disparo de armas de fogo, ocorreu na manhã desta terça-feira, segundo denunciou o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

De acordo com a Funai, o jovem assassinado a tiros – Clodiodi Aquileu Rodrigues de Souza Guarani-Kaiowá, de 26 anos – era agente de saúde da comunidade. O ataque teria sido a mando de fazendeiros da região, que tem histórico de conflito com as comunidades indígenas do estado.

Em agosto do ano passado foi morto o líder Simeão Vilhalva, na comunidade Nhenderú Marangatu. Segundo o Cimi, desde então foram registrados mais de 25 ataques paramilitares contra comunidades guarani-kaiowá no estado.

?Consideramos que a atuação de parlamentares ruralistas na tentativa de aprovar proposições legislativas, como a PEC 215/00, e no âmbito de Comissões Parlamentares de Inquérito, como a CPI do Cimi e a CPI da Funai/Incra, contribuem para aprofundar o sentimento de ódio aos indígenas, agravando ainda mais a situação de violência contra os povos originários no Brasil e, de modo especial, no Mato Grosso do Sul”, diz a nota divulgada pelo Cimi.

A entidade exige, na nota, que o Ministério da Justiça tome as providências necessárias para conter os ataques a comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, identificar e punir os responsáveis.