Cotidiano

Astronautas chineses chegam a laboratório espacial

astronautas.jpgPEQUIM ? Dois astronautas chineses que partiram para uma missão de um mês no espaço chegaram nesta quarta-feira ao laboratório espacial Tiangong-2, onde realizarão uma série de experiências científicas, informou a agência Nova China.

Os astronautas Jing Haipeng e Chen Dong, que partiram na segunda-feira de uma base situada no deserto de Gobi, ingressaram no laboratório Tiangong-2 (Palácio Celeste) às 20h32 (horário de Brasília) de terça-feira, três horas após a atracação de sua nave, Shenzhou-11 (Nave Divina).

Os astronautas passarão 30 dias dentro do laboratório orbital, na missão espacial mais longa para a China. A dupla realizará experiências nas áreas de medicina, biologia e física, assim como investigações sobre as tempestades solares.

Esta missão tem ainda o objetivo de abrir caminho para a instalação, no prazo de seis anos, de uma estação espacial chinesa tripulada de forma permanente, exatamente quando a Estação Espacial Internacional (ISS) deixar de operar.

A conquista do espaço, coordenada pelo Estado-Maior das Forças Armadas, é percebida na China como um símbolo da emergência do país, e Pequim já investiu bilhões de dólares para tentar se equiparar neste campo a Estados Unidos, Europa e Rússia.