Cotidiano

Astronauta registra ciclone subtropical na costa da América do Sul

tempestade (1).jpg

RIO ? A bordo da Estação Espacial Internacional, os astronautas possuem visão privilegiada sobre o que acontece no planeta, principalmente os grandes eventos climáticos. Nesta terça-feira, o americano Shane Kimbrough registrou um raro fenômeno para esta época do ano, na costa da América do Sul: uma imensa tempestade subtropical.

?Um poderoso redemoinho de baixa pressão perto da costa leste da Argentina?, escreveu o astronauta, no Twitter. ?Sistemas tropicais fortes são raros no Atlântico Sul?.

Os ciclones que se formam no Atlântico Sul são comuns, mas não para essa época do ano. De acordo com a Climatempo, esses fenômenos se formam principalmente no fim do verão, mas neste ano a temporada está agitada. Durante o fim de semana, uma forte ciclone subtropical atingiu o estado de Santa Catarina, deixando um rastro de destruição. O evento climático batizado pela Marinha do Brasil como ?Eçaí? surgiu na noite do dia 4, no interior do continente e se deslocou para a costa. E os dois

?Conforme análise dos meteorologistas Marcelo Pinheiro e Josélia Pegorim, da Climatempo, esta fotografia do astronauta foi registrada no dia 06, de um ciclone extratropical que atuava no oceano, ao largo da costa da Argentina?, disse a Climatempo, em comunicado. ?Não foi este sistema que atuou em Santa Catarina durante o fim de semana. Na ocasião tínhamos um centro de baixa pressão atmosférica que se deslocou do continente para o oceano, se intensificando como um ciclone subtropical no oceano. Dois sistemas diferentes e sem conexão entre eles?.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o evento climático provocou danos em seis municípios do estado, incluindo a capital Florianópolis. No total, uma pessoa ficou ferida e 862, desalojadas.

Segundo a Climatempo, o Eçaí foi a segunda tempestade subtropical a se formar na costa do país em menos de um mês. A tempestade do dia 15 de novembro foi batizada como Deni.