Cotidiano

Assessores de Le Pen são interrrogados sobre corrupção na França

65032865_FILE PHOTO - France%27s far-right National Front political party leader Marine Le Pen arrives.jpg

PARIS ? A polícia francesa deteve nesta quarta-feira dois assessores da candidata presidencial Marine Le Pen em uma investigação por uso irregular de fundos da União Europeia (UE). O guarda-costas e a chefe de gabinete da líder da extrema-direita seriam interrogados pelas autoridades. Le Pen é acusada de, durante a sua Legislatura de 2011-2012 no Parlamento Europeu, pagar funcionários do partido que preside, a Frente Nacional (FN), com recursos do bloco.

Os dois detidos são Thierry Legie, guarda-costas de Le Pen, e Catherine Griset, chefe de gabinete. Estas são consideradas figuras-chave na investigação aberta a pedido do Parlamento Europeu, pois teriam recebido o dinheiro supostamente desviado pela política francesa.

Preocupada com a sua reputação e liderança nas pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano na França, Le Pen chamou as acusações de manipulação. Disse acreditar que seus eleitores não seriam convencidos pelo falso escândalo.

? Os franceses podem diferenciar escândalos genuínos de truques sujos políticos ? disse Le Pen, que nega qualquer irregularidade.

Este não é o primeiro escândalo de corrupção na corrida presidencial francesa. O conservador François Fillon viu a sua popularidade cair após ser acusado de pagar sua mulher e seus filhos por empregos-fantasma.

Na segunda-feira, a polícia revistou o gabinete de Le Pen em Paris. Ela estava fora do país.

A líder de extrema-direita ganhou terreno na eleição presidencial francesa sobre os principais rivais, o independente Emmanuel Macron e o conservador François Fillon, mas ainda perderia para qualquer um deles no segundo turno, em 7 de maio, indicou uma pesquisa de segunda-feira.