Cotidiano

Artista holandês cria torre que limpa o ar na China

2016 941916950-201609290704364515_AP.jpg_20160929.jpgRIO ? Em uma cidade normalmente afetada por altos níveis de contaminação, um artista holandês idealizou uma solução um tanto excêntrica: uma estrutura de metal de 7 metros de altura que suga a poluição e expele ar limpo. A Torre Livre de Poluição é uma obra de Daan Roosegaarde e está exposta no Distrito 798, no famoso bairro de artistas de Beijing, na China.

Com 45 placas de prata semelhantes a persianas semiabertas, a torre contém uma máquina purificadora de ar que embite um zumbido constante.

?Isso não é um ruído?, aseveró Roosegaarde, parado junto à torre. ?É o lindo som de ar limpo soprando até você?.

Existem poucos recursos mais apreciados que o ar limpo em Beijing, principalmente no inverno, quando aumenta a contaminação e as centrais elétricas alimentadas por carvão funcionam em sua capacidade máxima. Os níveis de poeira e partículas nocivas no ar da cidade estão entre os piores do mundo. Segundo as autoridades, a contaminação tem reflexo em níveis excepcionalmente altos de câncer de pulmão na população local. E em dias mais poluídos, as escolas proíbem as crianças de ir ao pátio e as pessoas andam nas ruas com máscaras similares às que são usadas em hospitais ou obras de construção.

Roosegaarde, cujos projetos são voltados a integrar as pessoas à natureza e às fontes de energia, teve a ideia de construir a torre quando visitou Beijinh há três anos, e somente conseguia ver a cidade pela janela devido à alta contaminação. ?Não podia sequer ver a rua lateral?, acrescentou, ?e isso mudou a minha vida?.

Em seu estudo na Holanda, Roosegaarde e uma equipe de arquitetos se empenharam no trabalho de um projeto que responderia ao problema de contaminação de Beijing e que mobiliza-se a população a combater o problema, de maneira que fosse possível. Eles arrecararam mais de 120 mil dólares pela internet vendendo anéis metálicos com um cubo transparente, contendo partículas de poluição.

A torre começou a funcionar em Beijing uma semana antes de sua inauguração pública. Ela também será exposta em outras cidades chinesas, incluindo Hebei, no centro do país, e Shenzhen, no sul. Roosegaarde deseja construir outras torres similares, possivelmente com ajuda financeira do governo chinês que disse que o combate à contaminação é uma de suas prioridades máximas.