Cotidiano

Arminio: PEC do teto só será sustentável com reforma da Previdência

2014031278304.jpgRIO – Na avaliação do ex-presidente do Banco Central (BC) Arminio Fraga, a PEC do teto dos gastos só será sustentável ser o governo fizer uma boa reforma da Previdência.

? O teto tem que ser uma amarra. Sem isso, o país quebra. Mas para que essa necessária amarra seja eficaz é preciso fazer uma boa reforma da Previdência. Mas a sociedade já entendeu que o Brasil quebrar é pior para todo mundo. O que vai ajudar a reduzir o desemprego e criar confiança para o país voltar a investir é abordar essas questões. E passa por esse passo certamente difícil. É difícil, mas acho possível. Sem reforma da Previdência muito boa, a PEC será insustentável. Será como jogar uma granada numa panela de pipoca ? disse Arminio, durante o Rio Oil & Gas, no Rio de Janeiro.

Arminio Fraga 2510

Segundo o economista, a área fiscal pode ajudar na redução dos juros no Brasil. Ele disse ainda que, em algum momento, será preciso, elevar a carga tributária.

? O Brasil precisa de um reforço grande na área fiscal não só para sobreviver. Mas para jogar no ataque e criar condições para lá na frente ter um juro mais baixo. Acho que um reforço na área fiscal em algum momento, não a CPMF, que é um imposto de péssima qualidade, mas em algum momento reduzindo as desonerações, ou algo assim, poderia ter uma contrapartida importante e daria mais espaço para o Banco Central trabalhar. Hoje, a situação fiscal está insustentável, há uma taxa de juros muito elevada e uma máquina de crescimento muito machucada.

Arminio defendeu que o esforço fiscal deve incluir ainda as reformas com os estados, que estão passando por um momento difícil.

? É preciso trabalhar o Custo Brasil. Os estados estão quebrados. O Rio está passando por um momento muito difícil. E o governo federal deveria se juntar com os estados e fazer uma reforma do PIS Cofins e ICMS.