Cotidiano

Argentina adia prazo para reabertura da ponte

Também segue suspenso o ingresso de turistas, por via aérea, terrestre ou marítima, provenientes dos países vizinhos: Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile

Acesso à Ponte Tancredo Neves Brasil-Argentina – Foto: DNIT
Acesso à Ponte Tancredo Neves Brasil-Argentina – Foto: DNIT

Foz do Iguaçu – A Ponte Tancredo Neves, que liga Brasil à Argentina, caminha para completar um ano fechada. Nesta semana, foi publicada a prorrogação do fechamento das fronteiras argentinas com os países vizinhos e a proibição de voos de e para o Reino Unido até 13 de março. A medida faz parte do controle da pandemia. A ponte está fechada desde 18 de março do ano passado.

Também segue suspenso o ingresso de turistas, por via aérea, terrestre ou marítima, provenientes dos países vizinhos: Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

Contudo, apesar do prazo curto estabelecido no novo decreto, as fronteiras devem continuar fechadas, sem previsão de reabertura. É que a situação da pandemia tanto na Argentina quanto no Brasil se agravou, e a vacinação em ambos segue a passos lentos, inclusive no Paraguai.

Ao contrário de outras atividades, o turismo em Posadas, especialmente em Puerto Iguazú, na tríplice fronteira, foi fortemente afetado pelo fechamento das fronteiras.

Só com a liberação de viagens entre províncias, principalmente a de Buenos Aires, é que Puerto Iguazú conseguiu recuperar uma parte do movimento normal. Mesmo assim, o turismo da cidade é altamente dependente do Brasil, ainda mais que atualmente não recebe turistas do exterior.

Ao contrário da Argentina, o Paraguai reabriu a Ponte Internacional da Amizade, com o Brasil, no dia 15 de outubro do ano passado, depois de quase sete meses fechada. Algumas medidas restritivas ainda estão sendo adotadas, como a exigência de teste para covid-19 a estrangeiros que chegam a Foz do Iguaçu pela ponte.