Cotidiano

Areac inicia debate sobre sucessão da atual diretoria

Logo depois, o ex-presidente Manoel Chaves fez um retrospecto da história da Areac

Cascavel – Ex-presidentes e membros da diretoria da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), participaram de reunião para debater a sucessão da atual diretoria e escolha do novo presidente da entidade. Outros encontros estão programados para ocorrer até a definição dos nomes para compor a chapa para o próximo mandato da diretoria da Areac.

O engenheiro agrônomo e ex-presidente da Areac, Manoel Chaves, aproveitou a oportunidade para apresentar alguns tópicos de um artigo sobre “O papel das entidades de classe”, de autoria do engenheiro eletricista Ênio Padilha. Chaves iniciou citando a lei 5.194/66, de 24 de fevereiro de 1966, regulamentando as profissões de engenharia e agronomia no Brasil. Neste mesmo ano, a lei criou os conselhos federais, determinando que as composições fossem feitas pelas entidades de classe, visando a valorização profissional e os principais objetivos das entidades.  A defesa dos interesses da classe era alicerçada na definição das tabelas de honorários e reserva de mercado.

As entidades de classe foram criadas com o propósito de promover a interação social. Conforme o artigo, muitas entidades de classe apresentam uma crise de identidade e como definir os seus papéis. A formação continuada, os eventos de confraternização e a representação em órgãos governamentais são algumas das atribuições das entidades. “A principal finalidade de uma entidade é ter a chance de ser vista e ouvida pela sociedade”, destacou Chaves.

Logo depois, o ex-presidente Manoel Chaves fez um retrospecto da história da Areac, citando que em 2018 a entidade completará 50 anos de existência.