Cotidiano

Área verde está virando lixão a céu aberto

Moradores do bairro Vila Yolanda  em Foz do Iguaçu denunciam que uma área da rua Vereador Moacir Pereira, está se tornando um lixão a céu aberto e pode estar contaminando um riacho. No local estão sendo depositados restos de construção, lixo doméstico, roupas e móveis velhos, entre outras coisas.  Apesar de ficar a alguns metros da Unidade Básica de Saúde da Vila Yolanda e da Vigilância Sanitária a pouca movimentação na rua, entre uma mata e um bosque, facilita a descarga ilegal do material na área. 

A denúncia foi levada para a secretária Municipal de Meio Ambiente, Ana Biesek, na sexta-feira (13). Através de uma nota da Comunicação Social a   Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu esclareceu que está providenciando a retirada do lixo do entorno da área verde da Vila Yolanda para as próximas semanas. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o local é considerado um “ponto viciado”, onde a população criou o hábito de fazer o descarte de resíduos de todo tipo sobrando para o poder público a limpeza da área. Porém, as restrições impostas no contrato da empresa Vital, dificultam a prestação desse serviço no momento, o que deve ser resolvido com uma ação de equipe própria. 

A prefeitura informou ainda que as multas para quem for flagrado descartando lixo em local impróprio varia entre R$ 384,00 e R$ 76.800,00.

O ato de jogar lixo em áreas impróprias vem se tornando recorrente. Em todas as regiões da cidade, em especial nos bairros mais afastados do centro, as áreas de matas, nascentes d’água e terrenos baldios estão sendo utilizados pela população para jogar lixo de forma clandestina.

Clique aqui e assista as imagens deste depósito de lixo clandestino.