Cotidiano

Arcebispo de Aparecida pede a Temer ?proteção aos mais pobres?

missa.jpgAPARECIDA – Após celebrar a principal missa em homenagem à Nossa Senhora Aparecida nesta quarta-feira no interior de São Paulo, o cardeal arcebispo de Aparecida, Raymundo Damasceno Assis, disse que pediu ao presidente Michel Temer proteção aos mais pobres. O religioso conversou com Temer na terça-feira à noite, véspera das comemorações no Santuário de Aparecida.

? Ele mandou uma mensagem em homenagem a Nossa Senhora e eu pedi a ele proteção para o povo brasileiro. Disse para não esquecer as necessidades da população, especialmente os mais pobres ?disse o cardeal.

A política esteve presente apenas nas entrelinhas da celebração do dia da padroeira do Brasil, em Aparecida, a 170 quilômetros de São Paulo. A missa das 9h, na Basílica, que está passando por reformas, foi conduzida por dom Raymundo Damasceno e acompanhada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e a primeira-dama, Lu Alckmin.

Segundo os organizadores, eram esperadas pelo menos 160 mil pessoas no Santuário. De terça para quarta, disseram eles, acamparam no local 20 mil fiéis. As missas das 5h, das 7h e das 9h ficaram lotadas, perfazendo cerca de 90 mil romeiros apenas na parte da manhã.

Na homilia, Dom Raymundo falou sobre abertura das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem da padroeira, no Rio Paraíba, sobre a realização da novena “O rosto misericordioso de Maria” e mencionou a mensagem que o Papa Francisco enviou para a Semana Nacional da Criança falando do trabalho que está sendo feito pelo Santuário Nacional em parceria com os tribunais e procuradorias regionais do Trabalho no Estado de São Paulo para erradicação do trabalho infantil:

? Nossa Senhora Aparecida proteja o nosso país, que foi confiado a sua especial proteção, como padroeira. Cresça em todos nós a consciência cidadã, a responsabilidade de todos pela construçãode uma sociedade mais justa, na qual todos possam ter acesso à educação, à saúde, à educação, à habitação, à terra, ao trabalho, enfim uma vida com dignidade, desde o seu começo até o seu término natural ? disse o arcebispo de Aparecida em seu discurso.

Dom Raymundo não confirmou o retorno do papa Francisco ao Brasil para acompanhar as celebrações dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora e o Ano Nacional Mariano:

? Eu o encontrei na inauguração do monumento dedicado à Nossa Senhora Aparacida nos Jardins do Vaticano. E falei sobre a promessa que ele fez de voltar aqui em 2017. Ele lembrou e disse que ficaria muito feliz de voltar, de modos que não disse que sim, nem que não.

O governador Alckmin respondeu sobre a Santa Casa de Aparecida, que recebe R$ 3,5 milhões por ano e está passando por dificuldaes, e falou sobre a situação do Sistema Único de Saúde (SUS):

? Teremos grandes problemas no financiamento do SUS, porque a tabela não é corrigida há cerca de dez anos. Em São Paulo, a Santa Casa recebe R$ 500 milhões e temos déficit de 20 mil leitos. Não é porque é mal gerido, mas porque dá muita despesa. E lá estamos segurando a peteca ? disse ele.

Após a coletiva, Alckmin respondeu a mais perguntas e falou sobre a Previdência e o aumento da alíquota de contribuição em alguns estados:

? Tem estados e municípios que a alíquota já é de 14%, e tem outros que é de 11%. Temos que aguardar a reforma da Previdência porque nós ainda não a conhecemos. Que deve ser apresentada nos próximos dias para a gente poder se posicionar ? disse o governador de São Paulo, que falou sobre uma reunião em que foi proposto um fundo para pagamanto das despesas com pensões e aposentadorias.

? Existe um estudo elaborado pelo Raul Veloso, que é para criar um fundo de pagamento de aposentadorias e pensões. Então, ele propôs esse fundo, apresentou ao governador Pezão, do Rio, e reunimos os governadores pra estudar o que poderia se colocar: divida ativida dos Estados, o próprio governo, ações de empresas, ativos do governo. Você coloca esses ativos nesse fundo para participar também pagar aposentadorias e pensões. Mas é só uma proposta.

Questionado se aproveitou a ocasião para pedir a Nossa Senhora para ajudá-lo em sua provável candidatura à presidência em 2018, Alckmin se esquivou:

? Nunca peço nada de política. Isso é tarefa nossa, é trabalho. Eu peço sempre benção, proteção Nossa Senhora é uma grande intercessora, é mãe. Todo dia rezando Ave Maria estamos pedindo a intercessão de Nossa Senhora para todos, os que estão doentes, mais necessitados, passando por mais dificuldades.