Cotidiano

Aprendendo Libras

A Acas (Associação Cascavelense de Amigos Surdos) está com inscrições abertas para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As matrículas podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro, das 8h às 17h, na sede da associação, que fica na Rua Rio de Janeiro, 1206, no centro de Cascavel.

De acordo com a Irmã Silvana Ferri, o início das aulas está marcado para 6 de março. Todos os encontros ocorrem às terças-feiras, das 19h às 21h. “As aulas são somente uma vez por semana, à noite, e se destinam a qualquer faixa etária”, diz. Irmã Silvana orienta que as crianças precisam ao menos estar alfabetizadas para conseguir acompanhar a turma.

A previsão é de que o primeiro ano do curso de Libras na Acas encerre na primeira quinzena de dezembro. Para concluir as três etapas (básico, intermediário e avançado), as aulas seguem até 2020. “Quem já tem algum tipo de conhecimento, fez um curso mais básico, convive com surdos e de alguma forma se comunica por meio de sinais, pode adiantar alguma destas etapas”, explica.

Valores

Para fazer a inscrição é necessário apresentar os documentos pessoais e pagar uma taxa de R$ 50. O curso tem uma mensalidade de R$ 100. Familiares de surdos (exclusivamente pais e irmãos) podem assistir as aulas gratuitamente, porém, devem fazer a matrícula dentro do prazo.