Cotidiano

Após temporais, Defesa Civil segue planejamento preventivo

Em caso de destelhamentos, a orientação é acionar de forma imediata a Defesa Civil pelo 199

Após temporais, Defesa Civil segue planejamento preventivo

Cascavel – Neste mês a chuva voltou a cair de forma considerável sobre Cascavel e cidades da Região Oeste, o que contribuiu para restabelecer, em partes, a normalidade do abastecimento de água nos municípios. Entretanto, em alguns dias, a chuva chegou acompanhada de raios e fortes ventos o que causou estragos em diversas moradias e também exigiu muito trabalho da Copel para restabelecer o fornecimento de energia elétrica.

Em Cascavel, nos seis primeiros dias de outubro, a Defesa Civil foi acionada em 40 ocorrências para entrega de lonas em razão de destelhamentos e outros danos causados pelas chuvas. E para repor o material e estar pronta pra atender demandas como estas, quase sempre inesperadas, mas que precisam de ação rápida, a Prefeitura de Cascavel abriu licitação por meio de Pregão Eletrônico para a aquisição destes itens de distribuição gratuita (telhas e lonas) pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a COMPDEC.

A participação neste Pregão é exclusiva para microempresas e empresas de pequeno porte que estejam com Credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, o SICAF. A licitação tem valor máximo de R$ 549.118,00 e a sessão pública está marcada para o dia 11 de novembro, às 9h, pelo site <www.gov.br/compras> UASG Nº 987493. A empresa que oferecer o menor preço por item será contratada com vigência de 12 meses.

O Município vai adquirir 1.000 rolos de fita zebrada, 200 unidades de lona plástica (4 e 6 metros de largura), 2.000 telhas de fibrocimento ondulada de 4 milímetros, além de mais 4.000 telhas de 6 milímetros. De acordo com Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, ainda há estoque para atender as demandas da população e a compra trata-se de um planejamento preventivo de reposição. Ele também explicou como é prestado o auxílio em casos de desastres. “O morador liga na Defesa Civil no telefone 199, nós vamos até o local para avaliar a situação e concedemos o material”.

 

MAIS CHUVA

De acordo com dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de mais chuva para este final de semana em Cascavel. Hoje a possibilidade de chuva é de 92% com precipitação acumulada de 15 milímetros. No domingo (24), a expectativa é de mais 27,7 milímetros de água na cidade.

Caso haja vendaval ou granizo, a orientação é procurar um abrigo seguro e evitar coberturas metálicas frágeis ou ficar em baixo de árvores, não parar debaixo de torres de transmissões elétricas, pois a eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros no 193, para a Defesa Civil no 199 ou para a Central de Monitoramento do Município de Cascavel pelo 153.

 

ALERTA

A Defesa Civil do Estado do Paraná emite alerta de prevenção via celular através de SMS. Para se cadastrar basta a pessoa enviar um SMS com o número + o CEP de sua rua e enviar para 40199 e será cadastrada, a mensagem é gratuita. (Redação – Paulo Eduardo)

 

 

Secom