Cotidiano

Após temporais, Defesa Civil reforça estrutura de atendimento

Nos seis primeiros dias de outubro, a Defesa Civil foi acionada em 40 ocorrências para entrega de lonas em razão de telhas quebradas ou deslocadas

Após temporais, Defesa Civil reforça estrutura de atendimento

 

Neste mês a chuva voltou a cair de forma considerável sobre Cascavel e cidades da Região Oeste, o que contribuiu para o abastecimento dos municípios. Entretanto, em alguns dias houveram tempestades acompanhadas de raios e fortes ventos, o que causou estragos em diversas moradias.

Nos seis primeiros dias de outubro, a Defesa Civil foi acionada em 40 ocorrências para entrega de lonas em razão de telhas quebradas ou deslocadas, e ainda calhas e rufos entupidos.

Para repor os materiais, a Prefeitura de Cascavel abriu uma licitação por meio de Pregão Eletrônico para a aquisição destes itens de distribuição gratuita (telhas e lonas) pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC.

A participação neste Pregão é exclusiva para microempresas e empresas de pequeno porte que estejam com Credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF. Os licitantes deverão utilizar o certificado digitai para acesso ao sistema.

A licitação tem valor máximo de R$ 549.118,00 e a sessão pública está marcada para o dia 11 de novembro, às 09 horas pelo site <www.gov.br/compras> UASG Nº 987493. A empresa que oferecer o menor preço por item será contratada com vigência de 12 meses.

O Município visa adquirir para a Defesa Civil a quantia de 1000 rolos de fita zebrada, 200 unidades de lona plástica (4 e 6 metros de largura), 2000 telhas de fibrocimento ondulada de 4 milímetros, além de mais 4000 telhas de 6 milímetros.

De acordo com Márcio Ribeiro, coordenador da Defesa Civil, ainda há estoque para atender as demandas da população e a compra trata-se de um planejamento preventivo de reposição. Ele também explicou como é prestado o auxílio em casos de desastres.

“O morador liga na Defesa Civil no telefone 199, nós vamos até o local para avaliar a situação e concedemos o material”.

O edital de licitação e demais documentos relativos ao certame estão disponíveis para acesso a qualquer hora no Portal do Cidadão do Município de Cascavel, no site <https://cascavel.atende.net>.

VEM MAIS CHUVA POR AI

De acordo com dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a previsão é de mais chuva para este final de semana em Cascavel.

Hoje a possibilidade de chuva é de 92% com precipitação acumulada de 15 milímetros. Amanhã, a expectativa é de que caia 27,7 milímetros de água na cidade.

Caso haja vendaval ou granizo, a orientação é procurar um abrigo seguro e evitar coberturas metálicas frágeis, ou ficar em baixo de árvores, não parar debaixo de torres de transmissões elétricas, pois a eletricidade é transmitida facilmente pelas áreas alagadas.

Em caso de emergência, a população deve ligar para o Corpo de Bombeiros no 193, para a Defesa Civil no 199 ou para a Central de Monitoramento do Município de Cascavel pelo 153.

ALERTA

A Defesa Civil do Estado do Paraná emite alerta de prevenção via celular através de SMS. Para se Cadastrar basta a pessoa enviar um SMS com o número + o CEP de sua rua e enviar para 40199 e será cadastrada, a mensagem é gratuita.

(Redação – Paulo Eduardo)

FOTOS: Secom