Cotidiano

Após ser alvo de operação da PF, Funcef muda diretoria

RIO – Após ser alvo de operação da PF, a Funcef (fundo de pensão da Caixa Ecoômica Federal) mudou sua diretoria ontem. Entre os novos membros está o ex-secretário da Fazenda do Rio e de São Paulo Renato Villela, como antecipou O GLOBO na última terça-feira. Ele assumiu a diretoria de Participações Societárias e Imobiliárias, no lugar de Carlos Augusto Borges, que foi preso na Operação Greenfield.

Paulo Cesar Cândido Werneck, por sua vez, foi para a diretoria de Investimentos, em substituição a Maurício Marcellini Pereira, também preso na operação. Werneck foi consultor do Ministério da Fazenda e tem passagem pelo banco japonês Haitong e o então ABN Amro (comprado pelo Santader).

Carlos Antônio Vieira Fernandes, braço direito do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, assumiu a presidência, no lugar de Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, que sequer completou cinco meses no cargo. Todos foram indicados pela Caixa e foram empossados ontem.

A Funcef e os fundos de pensão de funcionários do Banco do Brasil (Previ), da Petrobras (Petros) e dos Correios (Postalis) foram alvo da Operação Greenfield, que identificou dez investimentos suspeitos realizados pelos fundos. A maior parte deles foi feita via FIPs, fundos estruturados usados para viabilizar financeiramebte projetos e empresas como a Sete Brasil, que acabou entrando em recuperação judicial com dívida de mais de R$ 19 bilhões.