Cotidiano

Após retirada de cálculo renal, prefeito Eduardo Paes recebe alta hospitalar

2016_917857463-201606201653337359.jpg_20160620.jpgRIO – O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebeu alta na manhã desta terça-feira do Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado para retirada de cálculo renal. Ele foi submetido a um procedimento cirúrgico na noite desta segunda-feira. Segundo a assessoria de imprensa do prefeito, ele retomará suas atividades normalmente nesta terça-feira, na sede da prefeitura.

Paes foi hospitalizado por orientação do urologista Paulo Martins Rodrigues. Após sentir dores no fim de semana, o prefeito procurou o Hospital municipal Miguel Couto, na Gávea, onde foi submetido a uma tomografia, que confirmou a existência do cálculo. Em seguida, Paes foi transferido para o Hospital Samaritano, para ser atendido pelo médico Paulo Martins. Ainda de acordo com sua assessoria, o urologista acompanha há anos o prefeito, que sofre frequentemente de crises renais.

O cálculo, também conhecido como pedra nos rins, se forma a partir dos sais minerais presentes na urina. Quando essa massa sólida ultrapassa cerca de três milímetros, pode ocorrer a obstrução da uretra, causando dores agudas na costela e nas regiões lombar, dos quadris ou da virilha. Na maioria das vezes, a pedra é expelida naturalmente pela urina em até três dias, sem o paciente apresentar sintomas.

HOMENS SÃO OS MAIS ATINGIDOS

Em 80% dos casos, o problema atinge os homens. As chances aumentam para quem tem idade entre 40 e 70 anos, principalmente os de pele branca. Nas mulheres, a incidência maior ocorre a partir dos 50 anos. O estresse, a vida sedentária e o uso abusivo de álcool são alguns dos fatores de risco.

Problemas de saúde levaram, em março, ao afastamento do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Ele foi licenciado do cargo, depois de ter sido diagnosticado com um linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que ataca células de defesa do organismo. A previsão é que ele volte às atividades em 30 de julho.