Cotidiano

Após quatro anos, trens voltam a circular numa Aleppo destruída

SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-TRAIN-GF233BR67.1.jpgDAMASCO – Trens voltaram a circular em Aleppo nesta quarta-feira, pela primeira vez em quatro anos ? um mês após o Exército sírio retomar toda a cidade, constatou um fotógrafo da AFP. À medida em que avançava a primeira composição, homens, mulheres e crianças observavam pelas janelas os bairros devastados que as forças do regime retomaram dos rebeldes em dezembro passado.

Os trens não circulavam em Aleppo desde o verão de 2012, quando os rebeldes invadiram a cidade, que ficou dividida entre as forças do regime, no Norte e em parte de Oeste, e os insurgentes, no Leste.

O primeiro trem seguiu da estação de Jibreen, no subúrbio leste da cidade, até a estação estação Bagdá de Aleppo, passando pela antiga linha de frente do conflito.SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-TRAIN-GF233BR73.1.jpg

Na parte Leste da cidade, repleta de escombros produzidos por anos de guerra, as pessoas se reuniram na margem da ferrovia para ver o trem passar.

A composição carregava fotos do presidente Bashar al-Assad em seus diversos vagões, constatou o fotógrafo da AFP George Ourfalian.

Devido ao conflito sírio, o serviço ferroviário permanece suspenso entre Aleppo e outras cidades importantes.

Aleppo, no passado a capital econômica da Síria, foi devastada durante a guerra que há seis anos atinge o país e já causou a morte de 310 mil pessoas, além de milhões de deslocados.SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-TRAIN-GF233BR5C.1.jpg