Cotidiano

Após protestos, líder do DEM pede 'bom senso' a senadores

BRASÍLIA – Depois dos protestos do último domingo centrarem críticas ao Congresso Nacional, o deputado Pauderney Avelino (AM), líder do DEM, defendeu nesta segunda-feira que a Câmara faça uma mea culpa sobre a votação do pacote das medidas de combate à corrupção – que acabou descaracterizado na votação da semana passada – e que o Senado adie a votação do projeto sobre abuso de autoridade, marcada para esta terça-feira. Avelino admitiu que a emenda que tipifica o crime de abuso, aprovada em massa na Câmara, veio em momento “inoportuno”. Para o líder, o “bom senso prevalecerá” entre os senadores e isso fará com que eles não enfrentem o Poder Judiciário neste momento.

? Entendo que o abuso de autoridade foi votado num momento inoportuno, sabíamos que esse assunto iria passar na Casa em razão de uma série de questões discutidas sobre o Ministério Público, mas foi um momento inadequado. O Senado terá a oportunidade de fazer as devidas correções, como entendo que os senadores deverão adiar a matéria do abuso de autoridade pautada no Senado. Acredito que o bom senso prevalecerá, não adianta nesse momento querer fazer confronto entre poderes, isso não atende ao país ? disse o líder do DEM na Câmara.

Pauderney Avelino afirmou ainda que, com o pacote anticorrupção agora no Senado, os parlamentares poderão “corrigir excessos” que a Câmara incluiu no texto, o que gerou uma avalanche de críticas da sociedade, sintetizadas nos protestos em todo o país que ocorreram neste domingo.

? A Câmara tem sim que fazer um mea culpa, agora o projeto está no Senado e ele poderá corrigir, tirar excessos, encontrar um meio termo. Tenho certeza que a Operação Lava-Jato não sofrerá qualquer tipo de cerceamento – disse, reiterando que “em nenhum momento” a aprovação das 10 medidas de combate à corrupção irá “atrapalhar a Lava-Jato”.