Cotidiano

Após perder metade do crânio, menino ganha réplica impressa em 3D

criança cerebro 3D.jpg

LOS ANGELES ? Um menino de 7 anos que perdeu metade do seu crânio em uma queda ganhou uma nova perspectiva de vida graças a um crânio impresso em 3D. Teddy Ward tinha apenas 5 anos de idade quando escorregou e caiu num penhasco em Topanga Canyon, perto de Los Angeles. O impacto esmagou parte de sua cabeça, quebrando todos os ossos do lado esquerdo.

Os médicos fizeram uma cirurgia para reconstruir o crânio, mas o procedimento foi malsucedido. O menino, então, foi mandado para casa com um capacete, que ele deveria usar 24 horas por dia. Este ano, porém, uma equipe médica do Children’s Hospital de Los Angeles conseguiu desenvolver um crânio que imita quase perfeitamente o original. O feito foi alcançado após anos de pesquisa para encontrar uma solução para Teddy.

Se antes o menino não poderia brincar normalmente com os amigos ou passar a noite na casa de um coleguinha, agora ele corre e se diverte com um garoto comum. Seu crânio obtido por meio de uma impressora 3D tem todas as marcas físicas de um crânio real e protege seu cérebro com eficiência. O produto final, implantado cirurgicamente, foi feito de um material chamado PolyEtherEtherKetone (PEEK).

A história veio a público em uma reportagem da “CBS” Los Angeles, à qual o médico Mark Urata, um dos que cuidaram de Teddy, lembrou como foi grave o acidente do menino:

? Quase 50% do crânio dele tinha ido embora ? destacou ele.

A mãe do garoto, Liza Ward, mostrou grande entusiasmo.

? Nenhum pai quer a responsabilidade de uma criança sem crânio. Nós somos sortudos. Nós sabemos disso e estamos gratos ? comentou ela.