Cotidiano

Após pedido especial, paciente em cuidado paliativo recebe visita de cachorrinha de estimação em hospital de Foz do Iguaçu

Com diagnóstico para um câncer de colo de útero avançado e que não respondeu à quimioterapia, paciente fez último pedido à equipe e se emocionou bastante com o reencontro

Após pedido especial, paciente em cuidado paliativo recebe visita de cachorrinha de estimação em hospital de Foz do Iguaçu

Internada há 14 dias no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu e sendo acompanhada pela equipe de cuidados paliativos da instituição, a paciente Rosane de Almeida, de 42 anos, fez um pedido especial à equipe, na semana passada, ela queria ver sua cachorrinha de estimação, a Mel.

Com diagnóstico de câncer avançado sem proposta de cura, Rosane teve seu pedido atendido e recebeu a visita na quarta-feira (19). Tudo foi organizado de surpresa.

Como ato de humanização no cuidado e também para trazer conforto e alegria, a equipe de cuidados paliativos pediu à paciente quais eram seus últimos desejos. Foi aí que souberam da ligação entre Rosane e a Chow-chow. Rapidamente, os profissionais conversaram com o marido Gilberto e buscaram uma forma de trazer a pet ao hospital. Com autorização do Serviço de Controle de Infecção, a Mel pôde entrar na instituição.

A coordenadora médica dos cuidados paliativos, Dra. Ana Paula Romanini, responsável pelo Hope, comenta que a vinda do animal prioriza a humanização do cuidado com o paciente. “Conforto, acolhimento e cuidado, são alguns dos preceitos do cuidado paliativo e, como realização do ‘last wish’, o ‘último desejo’ da paciente, trouxemos a Mel”.

Para um reencontro seguro, o animal de estimação tomou banho e ficou em dia com sua carteira de vacinação.

Em êxtase, Rosane não escondeu a emoção ao reencontrar sua cachorrinha e, depois de muito carinho e lambidas, agradeceu a equipe pelo momento. “Eu sempre fui muito bem cuidada aqui e agradeço a cada um por tudo. Não dá pra explicar essa sensação, eu não imaginava. Obrigado por me permitirem reencontrar a Mel”, falou.

A equipe de cuidados paliativos é responsável por propor um conjunto de práticas de assistência ao paciente com doença ameaçadora da vida, que objetiva a melhora de qualidade de vida do paciente e dos familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento, priorizando o tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. “Nós, enquanto equipe multidisciplinar, recebemos a paciente para auxiliar em seu sofrimento, entendendo essa pessoa como um todo, e que, em conjunto com a equipe médica, mantemos o acompanhamento diário para propor todo cuidado e atenção que a paciente merece nesta fase da vida”, falou Dra. Ana.

O médico oncologista que acompanha a paciente, Dr. Juliano Afonso Moreira, destacou a importância da ação. “Acompanhei as reações e expressões de emoção da Rosane e pude perceber o quão importante foi para ela. Se sentiu totalmente acolhida. Talvez não seja o fato de o animal estar por perto, mas o fato da equipe ter se preocupado com o bem-estar dela”.

Rosane está em cuidados para controle dos sintomas e para aumentar a sua qualidade de vida. “Ela tem dores muito intensas e não consegue ficar em casa por muitos dias. É uma paciente com internações seriadas há cerca de dois meses”, explicou Dr. Juliano.

Depois do reencontro, os profissionais que acompanhavam, deixaram Rosane e Mel aproveitarem o momento. “Ela está na família há quatro anos, cuido dela desde bebê, então é meu amor”, finalizou Rosane.