Cotidiano

Após Brexit, S&P rebaixa nota de crédito da União Europeia

S&P.jpg

NOVA YORK – A agência de classificação de risco Standard & Poor?s rebaixou nesta quinta-feira a nota de crédito a longo prazo para a União Europeia, de ?AA+? para ?AA?. A ação é uma consequência do referendo do Reino Unido que definiu a saída do bloco econômico, o que sacudiu os mercados financeiros mundiais.

Brexit_3006

?Após a decisão do eleitorado do Reino Unido de deixar a União Europeia, revisamos nossa opinião sobre a coesão da UE, que agora consideramos um fator neutro em lugar de positivo?, disse a entidade em comunicado.

O referendo britânico foi realizado na última quinta-feira e foi seguido da renúncia do primeiro-ministro do país David Cameron. Além da forte queda nos mercados, a libra esterlina sofreu forte desvalorização, alcançando o menor nível frente ao dólar desde 1985.

Essa semana, a S&P cortou o rating do Reino Unido em dois níveis, passando da classificação mais alta ?AAA? para ?AA?. A Fitch Ratings, outra agência de classificação de risco, também rebaixou o país de “AA+” para “AA”, com perspectiva negativa.