Cotidiano

Após AVC, Dona Marisa segue internada na UTI com quadro estável

SÃO PAULO ? A ex-primeira dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permanece internada na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, depois de ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico na terça-feira. De acordo com boletim médico divulgado na manhã desta quinta-feira, ela está sedada e com a pressão intracraniana controlada. O quadro é considerado estável, mas ela segue com o ?mesmo suporte intensivo?, segundo o informe.

Em entrevista ao ?Jornal Nacional? na quarta-feira, o cardiologista Roberto Kalil, que cuida da família do ex-presidente há dez anos, afirmou que nos próximos dois ou três dias a sedação será retirada, e os médicos poderão ver o estado da ex-primeira dama.

Ontem, Dona Marisa foi submetida à avaliação tomográfica de crânio para controle do sangramento cerebral. Após avaliação da equipe médica, foi realizada a passagem de um cateter ventricular para monitorar a pressão intracraniana.

Além de Kalil, a equipe médica que cuida da primeira-dama é formada pelos médicos Milberto Scaff, Marcos Stávale e José Guilherme Caldas.

Dona Marisa passou mal no apartamento em que mora em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, no início da tarde de terça-feira. Ela foi levada a um pronto-socorro da cidade, de onde, após exames constatarem o AVC, foi transferida para o Sírio Libanês em uma ambulância. Marisa chegou consciente ao hospital por volta das 15h30.

Naquele dia, o hospital informou que Marisa foi ?imediatamente submetida a um atendimento de emergência, seguido de cirurgia endovascular (embolização)?, uma cirurgia feita dentro de uma artéria para fechá-la, e ?oclusão do aneurisma? ? o fechamento do sangramento.

O ex-presidente Lula acompanhou todo o procedimento no hospital desde o meio da tarde. Familiares se revezam para ficar com a ex-primeira dama no hospital.

Por meio de sua conta no Facebook, Lula desejou melhoras à mulher: ?Estamos torcendo muito para que ela se recupere logo?, escreveu Lula. Após a confirmação de que Marisa iria para a UTI, ele agradeceu o apoio que recebeu: ?Obrigado por todo o carinho e pensamentos positivos. Agora, é aguardar a recuperação com muita fé.?

Pessoas próximas ao ex-presidente afirmaram que, devido a coágulos no cérebro, Marisa Letícia já havia sido alertada por Kalil sobre o risco de um AVC. O próprio cardiologista afirmou que o aneurisma fora identificado há dez anos, mas que, por ser pequeno, não oferecia riscos.

? Marisa tinha tendência a esse tipo de acidente (vascular). Havia essa preocupação ? disse uma pessoa próxima do ex-presidente.