Cotidiano

Após atacar Wall Street, Trump indica executivo do Goldman Sachs

download.jpgWASHINGTON – Depois de prometer “drenar o pântano” de Washington de lobistas do setor financeiro e representantes de grandes corporações, o presidente eleito Donald Trump escolheu o vice-presidente executivo do banco Goldman Sachs para ser diretor do Conselho Econômico Nacional. Famoso por ter apostado no mercado de títulos hipotecários, Gary Cohn acumulou mais de US$ 60 milhões em só três anos.

A indicação foi apontada pela imprensa americana, mas não confirmada oficialmente. Aos 56 anos, Cohn era tido como sucessor imediato na presidência do banco.

Trump criticou duramente os bancos de Wall Street na campanha, dizendo que eles tiravam oportunidades e recursos dos trabalhadores. Mas, na transição, já incorporou na equipe dois ex-funcionários do banco, Stephen Bannon e Steven Mnuchin.

Numa investigação sobre a atuação de Wall Street na recessão que teve auge em 2008 e 2009, Cohn afirmou que seu enriquecimento pessoal na aposta com o mercado hipotecário (estopim da crise) não foi ilícito. Ele citou que o Goldman Sachs perdeu US$ 1,2 bilhão no período com os títulos ? acabou sendo ajudado com um pacote do governo de Barack Obama para se reerguer.

Cohn já doou para candidatos democratas e republicanos.