Cotidiano

Aplicativo para celular pode evitar a extinção de abelhas

abelha.jpg

RIO ? O uso abusivo de agrotóxicos está ameaçando a população de abelhas em todo o mundo. Sem o inseto, um importante polinizador, as colheitas serão cada vez menos produtivas e faltará alimento para o homem. Há, então, uma ambiciosa missão pela frente: salvar as abelhas. E uma pesquisadora da Universidade de Vermont (EUA) criou um aplicativo para celular especialmente para esta missão.

Abelha

O app, que será lançado em breve, permitirá que os usuários analisem hipóteses para gestão de terras e testem como a preservação das abelhas e a polinização que realizam podem melhorar os negócios.

? Será possível ver a polinização, a produtividade da colheita e fazer uma análise de custo-benefício ? explica Taylor Ricketts, especialista em abelhas e criadora do app. ? Os agricultores podem então determinar quais escolhas trazem o melhor retorno para seu investimento.

A tecnologia baseia-se no primeiro mapa nacional de abelhas selvagens dos EUA, elaborado em 2015, que descobriu que os insetos estão desaparecendo nas terras mais importantes para a agricultura do país, como o cinturão do milho.

O declínio da população de abelhas é registrado em outras partes do mundo e as possíveis causas incluem perda de habitat, pesticidas, poluição, espécies invasoras, doenças e mudanças climáticas.

Na Europa, 9% das espécies de abelhas e borboletas estão ameaçadas de extinção e as populações de abelhas declinaram em 37% e, entre as borboletas, a redução foi de 31%, aponta o painel. Em algumas regiões do continente, mais de 40% das espécies de abelhas estão ameaçadas. Ainda não há análises voltadas especialmente para América Latina, Ásia e África, mas o mesmo processo deve estar acontecendo nestas regiões.