Cotidiano

Aplicativo Enem O GLOBO publicará gabarito extraoficial após provas

Screenshot_2016-10-24-21-34-56.png

RIO ? O aplicativo Enem O GLOBO, disponível para download nas plataformas Android e iOS, é uma mão na roda para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 5 e 6 de novembro. A ferramenta tem simulados com questões inéditas, enunciados de provas anteriores, dezenas de videoaulas e até mesmo testes vocacionais. Além disso, logo após o término de cada dia de prova, os candidatos poderão acessar o app para ver o gabarito extraoficial, que será elaborado por professores do QG do Enem e da Eleva Educação.

links aplicativo

Para resolver todas as questões cobradas no Enem com rapidez, os professores estarão reunidos na sede do GLOBO. Assim que as provas chegarem ao jornal, após os fiscais do exame autorizarem sua liberação dos locais de aplicação, as questões serão resolvidas pelos docentes. Imediatamente, as respostas começarão a ser publicadas pelo aplicativo. Serão quatro gabaritos, um para cada cor de prova (amarela, branca, azul e rosa). Além disso, cada resposta será seguida por um comentário a respeito.

Enquanto a prova nao chega, as vídeoaulas ajudam na preparação para cada disciplina do exame, inclusive inglês e espanhol. O conteúdo multimídia também engloba vídeos com a resolução de questões passadas, dicas valiosas de gramática e de estrutura para a temida prova de redação. Também há videoaulas sobre atualidades, que discutem notícias recentes do Brasil e do mundo e a forma correta de abordá-las na única prova escrita do Enem.

Ao todo, o aplicativo oferece gratuitamente oito similados com 30 questões de cada competência do Enem (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática). O aluno tem 90 minutos para fazer o teste com todas as questões ou pode montar opções mais curtas, com dez ou 20 perguntas. Está disponível ainda um banco de perguntas de exames antigos que podem ser buscadas por ano, área de conhecimento, disciplina ou assunto. O aplicativo permite que o usuário monte um simulado dividido por tema.

Quem ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir pode fazer os testes vocacionais da ferramenta. O aplicativo oferece três questionários voltados para a escolha profissional e um de raciocínio lógico, para avaliar competências como a capacidade de concentração, habilidade para resolver problemas sob pressão de tempo e poder de análise e percepção.

Outro recurso do aplicativo é uma lista de dicas para o candidato seguir durante todo o período de preparação para o Enem e nas etapas da prova. O usuário pode acessar informações sobre a prova, as matrizes de conteúdo e links úteis para os estudos. O aplicativo também disponibiliza todas as matérias e conteúdos sobre o Enem publicados no O GLOBO.