Cotidiano

Aos 28 anos, Quasar suspende atividades

Uma das companhias de dança mais importantes do país, a goiana Quasar vai fechar sua estrutura física: a sede, o Espaço Quasar, onde realizam os ensaios e apresentações, baixará as portas até o fim do mês. Além disso, os 15 funcionários da companhia, entre bailarinos, funcionários de produção e prestadores de serviço já estão de aviso prévio.

A decisão foi tomada porque a companhia não está conseguindo manter os gastos, depois que foi encerrada a principal fonte de recursos do grupo, o patrocínio vindo do projeto Petrobras Cultural, que manteve a companhia nos últimos três anos ? sem expectativa de renovação. ?Sem os subsídios não conseguimos dar continuidade à qualidade impressa os trabalhos que elaboramos diariamnete dentro do espaço?, declarou o coreógrafo do grupo, Henrique Rodovalho, os jornal goiano ?O Popular?.

A decisão não significa o fim do grupo, antecipa a companhia. A Quasar estreia neste fim de semana novo espetáculo, ?A distância entre dois? e em novembro viaja para montar outros espetáculos já ensaiados no México. Mas o futuro é incerto: os figurinos e objetos de cena guardados no Espaço Quasar, bem como material de arquivo da história da companhia, serão armazenados em outro lugar, e os próximos trabalhos dependerão de futuros ? e possíveis ? financiamentos, projeto a projeto, sem financiamneto permanente.

Ganhadora do Premio Klauss Vianna em 2011, 2013 e 2014, a companhia tem em seu currículo espetáculos célebres, como ?Tão próximo?, ?Céu na boca? e ?Só tinha de ser com você?. ?Sem perspectiva imediata de reverter tal circunstãncia e com muita angústia, a nossa solução é fazer uma paralisação da estrutura permanente da companhia, onde teremos que desativar o espaço e acertar as contas com todos os seus colaboradores?, declarou também a diretora, Vera Bicallho.