Cotidiano

Antigo Lixão pega fogo em Toledo

No último fim de semana as equipes da secretaria trabalharam intensamente para evitar o surgimento de qualquer foco de incêndio

Local acumula muita matéria inflamável e gases  - foto: Carlos Rodrigues
leg.;
Local acumula muita matéria inflamável e gases - foto: Carlos Rodrigues leg.;

Toledo – Por volta do meio-dia e meia dessa terça-feira (24), funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento identificaram o início de um incêndio na área onde funcionava o antigo Lixão de Toledo, que fica ao lado do atual Aterro Municipal. Equipes do Corpo de Bombeiros e da própria prefeitura foram mobilizadas para conter as chamas.

O secretário da pasta, Neudi Mosconi, informou que no último fim de semana as equipes da secretaria trabalharam intensamente para evitar o surgimento de qualquer foco de incêndio. Com uso de maquinários, foi espalhada terra para que protegesse os resíduos. “Infelizmente, isso tudo não foi suficiente. Nós estamos cientes do problema e, enquanto não conseguirmos tratar o resíduo de forma tecnológica, esse tipo de situação deve persistir. O projeto que apresentamos para resolver a situação, não só de Toledo, mas dos resíduos gerados em 30 municípios da região, não foi aprovado na Câmara de Vereadores”, explicou Mosconi.

Segundo a coordenação do Aterro Sanitário, aquela é uma área que acumula gases e muita matéria inflamável. O fogo vai queimando mesmo por baixo das toneladas de resíduos armazenadas no local. Seriam necessários aproximadamente 60 dias de irrigação para conter em definitivo todos os focos. Estima-se que nem 150mm de chuva auxiliariam na resolução do problema, pois é necessário combater os elementos causadores que provocam reação na massa de resíduos.

Uma reunião com órgãos e representações ambientais será marcada para esta quarta-feira (25) para discutir os encaminhamentos cabíveis e viáveis, já que a região está em período de seca e estiagem.

As chamas foram controladas e as equipes da prefeitura dão continuidade ao serviço iniciado pelos Bombeiros. No fim do dia, havia bastante fumaça no local. A Secretaria de Meio Ambiente alerta que a fumaça pode conter resíduos tóxicos, pois foram depositados resíduo industrial e resíduo de saúde, além de pneus inservíveis por muitos anos no antigo Lixão.