Cotidiano

Anta gêmea de Itaipu gera primeiro filhote

O animal nasceu com cerca de seis quilos e passa bem. Amada e o filho permanecem no criadouro do RBV, uma área isolada do zoológico

Foz – Em julho de 2011, o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV) da Itaipu registrou o caso raro de nascimento em cativeiro de um casal de antas gêmeas. Um novo capítulo dessa história aconteceu no último dia 23 de abril, quando a anta Amada, a fêmea do casal de gêmeos, deu à luz o primeiro filhote.

O animal nasceu com cerca de seis quilos e passa bem. Amada e o filho permanecem no criadouro do RBV, uma área isolada do zoológico. Quando completar dois meses, ele poderá ser transferido para um recinto maior e conviver com os outros animais da espécie, incluindo o pai, o macho Robinho.

O médico veterinário Zalmir Cubas, da Divisão de Áreas Protegidas de Itaipu, diz que o filhote nasceu forte e aguentou bem até mesmo os dias mais frios. “A fase crítica já passou. A atenção da mãe é grande, ela tem se comportado muito bem, mesmo sendo a primeira gestação”.

Amada e o irmão, o macho Bio, são filhos de Zefa e Pimpolho, casal de antas formado no Refúgio Biológico. O nascimento dos gêmeos, em 2011, surpreendeu os pesquisadores, que não encontraram registro de caso semelhante no mundo. Na avaliação de Cubas, a gestação de Amada e o surgimento de uma nova geração de antas no Refúgio Biológico comprovam o sucesso do programa de reprodução em cativeiro e é um estímulo para os profissionais envolvidos no trabalho.