Cotidiano

Ambulatório: Agendamento e exames geram fila no HU

Cascavel – Quem necessita de exames e consultas com cardiologistas no ambulatório do HU (Hospital Universitário) de Cascavel acordou cedo e enfrentou uma fila extensa na manhã de ontem. O hospital abriu o período de agendamentos e a população quis garantir o atendimento médico o quanto antes.

“Normalmente precisamos esperar por um mês até chegar o dia da consulta”, disse Oranilde Borlini, de 74 anos, que aguardava para agendar exames solicitados pelo clínico-geral.

Márcia Ganzer já estava na fila por mais de uma hora para conseguir marcar consulta para a mãe de 74 anos. “Ela foi informada de que precisaria vir no dia 5, mas agora nem sabemos quando será atendida. Eles poderiam agilizar o agendamento para que a gente não enfrentasse tanta fila”, lamenta.

De acordo com o assessor da coordenação de Medicina do HU, Jonnes Valentim de Oliveira, o período de agendamento depende da divulgação do calendário acadêmico da Unioeste, visto que os atendimentos são realizados por acadêmicos, residentes e docentes. “Iniciamos os agendamentos no dia 3 de janeiro conforme as especialidades e na sexta-feira [30 de dezembro] foi definido que seriam para a área de cardiologia”, explica.

Mais de 300 pacientes marcaram consultas e a demanda surpreendeu até mesmo os funcionários. “Percebemos que houve um fluxo maior devido ao ambulatório ter se tornado referência e, com isso, também são disponibilizadas consultas para as Regionais de Saúde de Toledo e Foz do Iguaçu”, cita Oliveira.

Espera

O assessor da coordenação de Medicina garante que o movimento maior ocorreu somente no período da manhã. “É o hábito dos pacientes de quererem garantir o agendamento o quanto antes, mas é importante salientar que, mesmo quem não tenha comparecido neste primeiro dia, poderá marcar a consulta nos dias seguintes”, esclarece.

Sobre o tempo de espera pela consulta, Oliveira disse que isso depende de cada caso: “A maioria que agendamos são pacientes de retorno, mas seguimos sempre o prazo que é estabelecido pelo médico”.

Na próxima segunda-feira o ambulatório fará agendamento para as demais especialidades.